Quem somos

 

consciencia.org.br

O que é o Projeto Consciência?

O Projeto Consciência trabalha incentivando as pessoas a refletirem sobre qual deveriam ser nossas ações no presente para alcançarmos um futuro melhor, levando-se em consideração os desafios do século XXI, como por exemplo as mudanças climáticas, a propagação da miséria no mundo, o avanço da ciência e da sociedade em contraste com os dogmas religiosos, o questionamento dos paradigmas adquiridos ao longo da nossa história e outros temas relevantes.

O projeto acredita que para existirem as corretas relações humanas que efetivamente propiciam um mundo melhor, o ser humano num gesto de empatia deve aspirar o bem comum e não somente a felicidade própria, pois somente assim seremos capazes da felicidade plena como raça humana. Como podemos estar em plena paz de consciência quando segundo dados da ONU há 900 milhões de pessoas vivendo em estado de total miséria e fome no mundo e outras centenas de milhões vivendo com muito pouco?

O projeto se propõe, de forma singela, a criar uma aproximação entre os pensadores notáveis da atualidade e o público. Para que criar esta aproximação? – O objetivo é que possamos ter oportunidade de refletir sobre os grandes temas da humanidade e ganhar diversidade nos nossos pontos de vista e dessa forma, paulatinamente, indivíduo a indivíduo, podemos vislumbrar um ponto de mudança cultural, uma tomada de consciência da sociedade global.

Esse ponto, que nós do projeto chamamos de “ponto de massa crítica do bem comum”, é quando uma certa quantidade mínima de pessoas no planeta passa a verdadeiramente aspirar o bem comum e não somente o bem limitado aos poucos que nos cercam.

O ponto da massa crítica é conhecido cientificamente como efeito em rede, onde depois de certo percentual de elementos ter atingido aquele ponto, o efeito ou benefício passa a ser ampliado e a partir de então torna-se mais fácil atingir 100%. Pode ser comparado a um copo cheio de água, que na iminência do transbordamento, recebe uma gota a mais e extravasa-se.

As mudanças culturais na sociedade ocorrem de forma similar e tem sido especialmente rápidas nos ultimos anos com as facilidades tecnológicas de comunicação e acesso a informação, notadamente a internet.

Buscando esse ponto do transbordamento da vontade do bem comum, sem fronteiras, estaremos com mais propriedade a pleitear um mundo melhor para nós, para nossos filhos e nossos netos, um mundo mais fraterno, otimista, onde haja um mínimo de harmonia na sociedade global, com vistas ao estabelecimento das corretas relações humanas em todo o planeta, um mundo onde um novo homem e uma nova mulher tendem a ser capazes de dirigir habilmente suas ações e suas escolhas e tornam-se senhores do seu destino e não mais vítimas da vida.

Se olharmos para a nossa história vamos perceber que as grandes revoluções da humanidade não ocorreram subitamente nos campos de batalha ou impostas por um novo regime político, ao contrário, foram processadas lenta e silenciosamente no íntimo das pessoas.

Uma das questões que poderão surgir é – Que credencial tem o projeto para tão ousada proposta? A resposta é bastante simples: – Nenhuma, porém “É melhor tentar e falhar, que preocupar-se e ver a vida passar. É melhor tentar, ainda que em vão, que sentar-se fazendo nada até o final.” Martin Luther King.

O Projeto Consciência se vale de palestras públicas, conferências, internet e outros meios que possam alcançar um público interessado em questionar-se e esclarecer-se sobre qual o real sentido da vida, para onde deveriamos direcionar os nossos esforços no presente momento para atingirmos um futuro melhor, quais caminhos a humanidade poderia ter percorrido e que ainda não foram contados nos livros de história e outros temas relevantes, porém não há a pretensão de convencer quem quer que seja, apenas semear reflexões.

É importante ressaltar que nenhuma informação promovida pelo projeto tem a conotação ou pretenção de ter status de verdade ou sequer é apontando determinado livro, religião, filósofo ou filosofia como detentores de suposta verdade. Não há vínculos políticos ou religiosos apesar de serem abordados temas religiosos, não há promoção de pessoas, empresas ou marcas, bem como todos os eventos são pautados pela gratuidade e fraternidade. O projeto é uma iniciativa sem fins lucrativos.

Não há grandes obras a serem construídas, há apenas pequenos e simples trabalhos “de formiguinha”, um a um, dia após dia.

Consciência para um mundo melhor.

Projeto Consciência

Eros Salerno

 

Para informações sobre o Projeto Consciência, por favor visite o nosso website: http://consciencia.org.br

Anúncios